O câncer é a 2ª causa de morte no Brasil e no mundo e, considerando essa estatística, há poucos médicos especializados na área. Com um número grande de pacientes e pequeno de especialistas, os centros de tratamento de câncer não suportam a demanda. Seguido desse problema, há o fato de que, quanto mais avançado, mais caro é o tratamento e menores são as chances de cura.
Apesar de a Lei 12.732/2012 determinar que o tratamento deve se iniciar em até 60 dias após o diagnóstico, a realidade das pacientes que dependem do sistema público não é essa. O tempo entre um exame de rastreamento (mamografia) e a cirurgia (primeira etapa do tratamento na maioria dos casos de câncer de mama), pode ser muito maior. Este atraso é responsável pelo avanço da doença para estádios mais avançados, onde a terapia se torna mais cara, mais complexa e menos eficaz.
Henrique Oliva, um dos fundadores da ONG, cirurgião especializado em oncologia, sempre teve o sonho de ter um projeto social. Por conhecer de perto a realidade do tratamento médico público na sua região desenvolveu a idéia do Instituto Cérasus.
As reuniões tiveram início em janeiro de 2019, na cidade de Nova Friburgo, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, com a construção dos pilares do Instituto. No dia
03 de junho de 2019, realizamos nossa Assembléia de Fundação, com a presença de 32 sócios fundadores que permanecerão para sempre na memória do Instituto.
Assim, juntamente com um time de parceiros, como clínicas e médicos da cidade, demos início às atividades, oferecendo diagnóstico, exames de estadiamento, pré-operatório e a cirurgia gratuitamente para as pacientes com câncer de mama.
Depois da cirurgia, essas pacientes são encaminhadas para quimioterapia e radioterapia, dentro do tempo necessário, permanecendo em consultas de follow-up (acompanhamento) dentro do Instituto.